quinta-feira, 4 de junho de 2009

Falar ou simplesmente calar ?

Grey's anatomy


De há longos tempos para cá, por diversas situações tenho-me feito a mesma pergunta... na esperança de perceber se só eu sou assim, se só eu sinto essa necessidade, se sou uma chata, uma problemática... preocupa-me!
Passo a explicar... eu faço parte de um grupo de pessoas (porque espero, honestamente, que haja mais pessoas como eu, a medo de me sentir um bicho raro...) que quando sente fala, que tenta não ter conversas profundas por dá cá aquela palha sob pena de me cansar a mim própria, mas para quem as gavetas de sentir devem estar arrumadinhas (defeito típico de uma perfeccionista...talvez!), é que fazer as coisas sem dar cavaco a outrem é para mim temeroso, é que eu não gosto de me sentir a nadar nos assuntos que me envolvem directamente, a sentir as consequências de decisões ás quais nem tive o prazer de ser apresentada!
E ponho-me eu a pensar se sou só eu que sente necessidade de fazer compreender as emoções, as atitudes... Que não gosta de deixar outrem perdido, sou ingénua talvez... talvez esse tipo de atitude faça parte da mística do charme, do mistério... e eu esteja a leste!
Há dias li algures qualquer coisa como "gerir emoções significa compreendê-las e depois usar essa compreensão para lidar de forma produtiva com as situações" mais coisa, menos coisa foi isto que li... Pareceu-me frio e matemático demais, mas pus-me a pensar se não será isso, se não é isso mesmo que faz a minha necessidade de falar sobre as coisas, aprender sobre as situações e sobre quem me rodeia, a meu ver é nas conversas que muitas vezes se percebem maneiras de agir ou pensar...
Costumo classificar a minha personalidade como um cocktail meio explosivo a atirar para a bipolaridade, é que compreendo muito do que é lógico e racional e muitas vezes tenho atitudes regidas por esses princípios... mas conheço poucas pessoas tão impulsivas e de pés nas nuvens como eu... é que ser assim meio louca destravada faz-me sentir uma certa felicidade que advém de uma excitação, de um nervoso miudinho... e pronto já divaguei do tema central que me preocupa...


Será que ás vezes falamos demais?

1 comentário:

  1. Eu sou homem e sou como tu. Gosto de falar sobre as coisas, de perceber as situações que me afectam e fico perdido se me sinto a nadar num mar desconhecido. Infelizmente, parece-me que a maioria das pessoas não são assim: tomam decisões, não as explicam bem (ou não explicam mesmo, ou encobrem as verdadeiras razões) e acham isso normal, achando algo psicopata o comportamente de querer compreender o que realmente aconteceu. Acho que mais do que ter a ver com mística ou charme, tem a ver com falta de respeito, egoísmo e necessidade de manter uma máscara (muitas pessoas querem parecer anjos quando são demónios).

    ResponderEliminar